Hoje venho trazer pra vocês uma dica de como tirar aquele amarelado e manchas que ficam nas bordas de livros antigos e como preveni los.

Com o tempo os livros acabam Ficando amarelando pela própria ação do tempo ou principalmente se você, guarda seus livros em lugares que não sejam arejados, o que faz com que a umidade amarele os livros e crie manchas, trazendo com isso fungos para os livros.

Para remover os amarelados e manchas vamos precisar de uma lixa. O recomendado é lixa de madeira, mas podemos usar essas lixas de unha, que podem ser encontradas em qualquer farmácia por apenas 25 centavos (em média)

Agora o que você deve fazer é usar a lixa, esfregando-a (lixando) nas partes amareladas e manchadas dos contornos do livro. A forma correta de lixar é segurar a lixa pelo meio e levar o dedo indicador o mais próximo da ponta da lixa de forma a não entorta-la ou quebra-la na hora em que estiver lixando. Segure com firmeza o livro pelos lados com a mão o esquerda e vá lixando na posição onde você está segurando o livro, para além de evitar das páginas abrirem, ter uma maior tração, como mostra a figura abaixo:

 

 resultado final vai depender do estado de conservação em que está o livro. Quanto menos amarelado e manchado melhores serão os resultados.

Esta dica é para as partes ao redor dos livros, não servindo para tirar amarelados das folhas na parte interna do livro pois não tem como lixar uma folha.


COMO EVITAR O AMARELAMENTO E MANCHAS


Para isso é tudo uma questão de ventilar os livros, já que a umidade se dá pela falta de circulação de ar.

Armazenamento em estantes abertas ou prateleiras


O mais indicado seria armazenar os livros em estantes abertas ou prateleiras (de preferência de metal), e não encostar os livros na parede, já que ela pode passar umidade pros livros.
Mesmo assim é recomendado que pelo menos 1 vez por mês você pegue todos os livros e folheie-os para que o ar oxigene as páginas.

Deixe uma resposta